segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O meu rancho...

O tempo está a ficar mais frio e cada vez apetece mais estas comidinhas quentes e cheias para o fim de semana... isto e o meu desejo de há uns tempos para cá de farinheira... pois bem tudo junto deu nisto... o meu rancho...


nunca tinha comido rancho até ao dia em que fui almoçar a casa da minha sogrinha... adorei e fiquei logo fã deste petisco... não sabia fazer e inventei o meu com os ingredientes que tinha... as carnes dão o melhor sabor, eu não tinha toucinho nem entrecosto ( a carne gorda é bem mais saborosa) apenas tinha carne para jardineira... ficou assim um "pouquinho" menos gordo...
fiz assim:


1/2 kg de cubinhos de carne para jardineira
1 farinheira
1 chouriço de carne (fica óptimo com morcela tb)
1 lata de grão cozido das pequenas
massinha (usei búzios que tinha em casa)
1 copo de vinho branco
azeite, polpa de tomate e temperos a gosto

primeiro cozi as carnes, num tacho coloquei azeite e por cima as carnes (os enchidos cortados em rodelas grossas) para dourarem só 1 bocadinho... juntei polpa de tomate e 1 copo de vinho, deixei apurar mais um pouco.
juntei então o grão e o caldo onde cozeu a carne com os enchidos e deitei as massinhas...
fica a apurar em lume baixinho o molho vai ficando cada vez melhor e as massinhas absorvem todo o sabor, provei no fim e rectifiquei os sabores ao nosso gosto... ficou uma delicia... uito diferente do da sogrinha mas ela tinha mesmo mão para o rancho...
por isso lhe chamei assim: o meu rancho... porque é diferente e feito à minha maneira...

bom apetite!
:)

8 comentários:

toninha disse...

humm, a mim pareçe-me delicioso, continua a inspirar-nos.
Beijinhos, Ana

ameixa seca disse...

Aqui em casa comemos algumas vezes... nao fosse esta uma receita típica do meu minho :) E é uma sopa que vira refeição principal num instante :)
Aqui em casa não fazemos com carne gorda por causa da saúde, até fazemos com perú e juntamos vaca e chouriça para dar paladar à coisa!!! Uma delícia ;)

Karla disse...

Ai Piratinha....que maravilha, adoro rancho, seja qual for a maneira e nunca corre mal...é a minha costela transmontana a falar mais alto ;)

beijinhos

Cristina Momentos Preciosos disse...

Tens razão com este frio só apetece mesmo estes pratos que eu tanto gosto.
Beijinhos

Kláudinha disse...

Ana, experimenta que vais adorar bjinhos

ameixa, e a farinheira? nham nham

karla, nao sabia que tinhas essa costela :P

cristina, é mm e castanhas assadas...

Margarida disse...

Ai que saudades de comer rancho.. Adoro! Pena que por cá não seja um prato habitual.. Mas agora já fico com a receita para fazer em casa!!
obrigada e um beijinho

Cláudia M. disse...

Adoro rancho, mas tb prefiro uma versão um pouco mais "light": p. exemplo, não gosto nada de toucinho, além de que não é nada saudável (é o que eu tento demonstrar à minha mãe, mas sem grandes resultados - ela é de Viseu, e lá o rancho tb é fixe!...). O teu está apetitoso, então com farinheira... que bom!
Bjs

Emília disse...

Menina! Que maravilha de prato! Uma delicia para esses dias frios!
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails