segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bacalhau à moda de Fafe

O ano passado comprei o livro de receitas da Popota do modelo.... pois bem.... práticamente desde esse dia que não tenho acesso a ele porque foi 1 dos livros eleitos do Piratinha, para ver vezes sem conta os desenhos da popota e do pai Natal.....
No outro dia tinha eu umas migas de molho sem saber como ia fazer o bacalhau.... e reparei no livro em cima da mesa da cozinha... começei a desfolhar e deparo-me com esta maravilha...
mãos à obra... umas adaptações piratas (nada pode levar cebola e o alho vai inteiro para poder retirar depois...)

fiz assim:

1 embalagem de migas de bacalhau desfiadas (450gr)
batatas (fiz a olho)
3 ovos
2 dentes de alho grandes
azeite
pão ralado
pimenta

- Cozem-se as batatas e alguns ovos.
- Fervem-se as migas de bacalhau por 5/10 minutos (eu compro já migas, mas podem usar em posta e desfiar)
- Faz se um refogado com os dentes de alho inteiros (sem a cebola picada como dizia na receita da popota) e coloca-se o bacalhau bem desfiado e sem espinhas... a ganhar gostinho.... junta-se então as batatas bem cozidas e vamos esmagando com 1 garfo.... por fim junta-se os ovos picados e mistura-se tudo muito bem.
- Depois de estar tudo bem envolvido, rectificam-se os temperos, (eu juntei alguma água de cozer o bacalhau mas podem juntar leite se preferirem) e junta-se broa picada (eu não tinha usei pão ralado)
- Passa-se para um pirex cobre-se com broa picada (eu cobri com pão ralado) e vai ao forno para tostar.

notas: posso vos dizer que é a minha receita predilecta de bacalhau... uma óptima ideia para uma consoada diferente... podem decorar a gosto com salsa e azeitonas....

viva a Popota!!!!




não me canso de olhar para a minha cozinha de cara lavada... inspira-me :)

8 comentários:

Gina disse...

Adoro bacalhau e dessa forma deve ter ficado bem gostoso, mas eu colocaria as cebolas porque todos gostamos.
Visto desse ângulo, a cozinha ficou ainda mais bonita. E só de saber que foi vocês quem fez, dá uma satisfação a mais, não é?
Bjs.

ameixa seca disse...

As cortinas fazem pandan com a toalha... que fixe! Sabes o que me parece assim de repente: aquelas lamparinas chinesas que tem em china town he he Pelo menos espero que te tragam muita sorte :)
Também tenho esse livro da Popota, é uma delícia ;)

Cristina Momentos Preciosos disse...

A cozinha ficou com toque especial,principalmente pq foi a menina a fazer as cortinas,qt à receita é bem practica para um dia sem tempo.Bjs para o piratinha

Leonor de Sousa Bastos disse...

E eu que tenho aqui umas postas de bacalhau e não sabia bem o que lhes fazer...fiquei tentada! Deve ser muito bom, mas cá em casa gostamos de bastante alho e bastante cebola!!;)

...ainda não tinha visto a cozinha!...ficou muito gira!:)

Karla disse...

uau linda, adoro bacalhau e esse nunca fiz...fica a idéia...
A cozinha tá linda ;)

beijinhos

Kláudinha disse...

gina, é mesmo saber que fiz torna tudo mais bonito :) pelo menos para mim :) e orgulhosa pq foi o primeiro projecto assim ... desde que me apaixonei por estes tecidos

ameixa, tenho q tirar uma foto c o ortinado aberto... nao sao bolas.... sao bolas ... hehehe.... viva a popota

cristina, obrigada o piratinha retribui com 1 sonoro brijinho (sim ele já faz barulho de beijos e tudo é lindo...)

leonor, força amiga vais ver que vais adorar... eu tb poria cebola bem transparente e a ficar docinha nham nham

karla, experimenta, obrigada pela cozinha olha a cloche lá ao fundo em cima do frigo :P

Cláudia M. disse...

Esse bacalhau está com óptimo aspecto. O pão ralado ficou bonito, mas eu adoro broa, se tivesse em casa usava broa com certeza, mas foi uma alternativa muito boa.
Bjs

Manuela © disse...

Belo bacalhauzinho :) A cozinha está muito alegre. Temos costureira hihi

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails