terça-feira, 20 de janeiro de 2009

o susto...


Este sábado vivemos o pior dia da nossa vida.... o maior susto de sempre.... o nosso querido piratinha teve uma convulsão.... além do horror da própria convulsão... o terror de não saber sequer que ele tinha febre, e como tal não saber o que se passava... (se pensasse que tinha febre... sabia o que era... não deixava de ser horrivel, mas sabia não ser outra coisa qq...)
iamos no carro depois de um dia animado em casa dos avós, ele muito bem disposto sempre a falar connosco, derepente o papá pergunta-me:
- "que barulho é este??" - nunca mais esquecerei esse barulho horroroso... um squich squich... estranhíssimo...
olhamos para trás e vimos o diogo com os braços ao lado do corpo a abrir e fechar as mãos, a cabeça virada para trás a boca aberta, parecia engasgar-se e saía espuma... mt espuma, os olhos revirados..
gritei ele está a engasgar-se..... pensei em segundos nuns cartões que ele tinha nas mãos e saltei do carro, tirei o da cadeira e virei-o ao contrário, à medida que lhe bato nas costas apercebo-me daquelas contracções assustadoras.... viro-o para mim.... penso que tenho que conseguir tirar os cartões da garganta... ele está a ficar rôxo... azul...
o papá a ligar o 112, a dizer me que deve ser 1 convulsão (ele já estava ao telefone com uma médica) para mim ele estava a morrer engasgado...
meto os dedos na boca dele e ele cerra os dentes de tal maneira que lá fiquei presa... o desespero é brutal, só penso que ele tem algo na garganta e eu impotente sem conseguir lá chegar...
o papá grita-me para o deitar de lado e deixar a espuma escorrer..... abre lhe a boca e eu tiro a mão e tudo pára.... ele fica imóvel.... totalmente inanimado... e azul.....
a tremer tento ver a pulsação no seu pescoço e não sinto nada, uma sra que ali estava (já estava à nossa volta imensa gente) diz me que ela vê.... e diz me que ele está bem....
quase não me lembro mas ele começa a mexer se e quer se levantar... aqui começa outro pavor, ele está cmpletamente desnorteado os olhos fixam o vazio, um xoro estranho tipo um gemido sai da boquinha dele completamente de lado...
não reconhece ninguém, pego lhe ao colo e vou falando com ele
várias pessoas continuam sem arredar pé e ligam para o 112 e vão dizendo que a ambulância está a chegar, ao longe uma sirene.... eles chegam, o diogo estava a chamar pelo avô, os meus pais ainda o vêem na ambulância, ele não reconhece ninguém... aqueles olhos parados metem tanta impressão.....
em segundos pensamentos vêem à minha estúpida cabeça, ele bateu com a cabeça na sexta feira, foi um traumatismo? foi 1 ataque do sistema nervoso? ele vai ficar assim tipo.......
pensei tudo em segundos, a ambulância parte a toda a velocidade ele começa a tremer....
penso finalmente que poderia ter febre (nunca pensei que tivesse, estava tão bem....) mas os bombeiros não têm 1 unico termómetro na ambulância..... fale com ele mãe... e não o deixe dormir....
continuo a falar e ele a perguntar pelo avô.... eu pergunto: "queres ver o avô amor? como se chama o avô?" ele responde sem olhar para mim: "fernando!!!"
neste momento senti alívio finalmente..... algum... o meu filho ainda estava ali..... estava de volta, olhei o bombeiro nos olhos e ele sorriu....
qd saimos da ambulancia o diogo só quer o colo dele, entramos a correr nas urgências, medem lhe a febre e choro de alivio finalmente qd dizem que tem 39.1º
nunca pensei ficar tão feliz por ele ter febre.....
bem..... depois do susto passado, que nunca mais irei esquecer.... não quiz deixar passar esta oportunidade de vos contar, nunca pensei que podia acontecer, tinha ouvido falar em picos de febre... mas jamais imaginei tal coisa.... ele estava bem nem tosse, nem nada, devia ter alguma febre e no carro quente disparou.....
agora temos receio até de noite quente na sua cama.... e ainda não voltou a dormir sózinho....
no meio das coisas más, lembro-me das pessoas que me tentaram ajudar, do carinho e preocupação de perfeitos estranhos.... obrigada... não tenho como vos agradecer nem encontrar.... pode ser que 1 dia me encontrem e me reconheçam porque eu... não me levem a mal... não me recordo de ninguém....
obrigada àqueles bombeiros, realmente sem meios... mas ..... conseguem levar nos rápido pelo menos... acalmar e dar alguma esperança.... obrigada bombeiro F. o meu filho nem queria sair do seu colo :)
cada dia que passa sinto que encharco o piratinha com beijos, pensei que o tinha perdido e cada dia, cada beijo que lhe dou é uma benção.....
nestes ultimos dias recebi vários coments com desafios, obrigada amigos, assim que conseguir eu prometo que os ponho em prática.... e queria pedir um favor...
aproveitando a dica da amiga Ameixinha, que não tinha recebido convite para a festa, lembrei me que vos podia convidar a todos num livro de honra da festa dos 2 anos do piratinha, uma vez que este blog não teria razão de ser em ele....
o que me dizem???
se quiserem vir à festa, escrevam alguma coisa ao nosso piratinha, vou fazer um livro e assim podem estar connosco, e guardarei para ele um dia mais tarde poder ler...
obrigada amigos e dêem 1 beijo extra aos vossos filhotes pelos piratas...

32 comentários:

carlota disse...

Olá Klaúdia, já sigo o seu blog à algum tempo, mas nunca fiz nenhum comentário, no entanto, ao ler hoje sobre o susto que passou não pude deixar de o fazer. Eu também sou mãe de uma menina de 17 meses e consigo imaginar a sua aflição ao ver o seu filho naquela situação.
Fico contento por tudo já estar bem e espero que o aniversário do seu piratinha seja um sucesso

Babalu disse...

Ainda bem que tudo acabou bem.

receitasdapiteca disse...

Bem amiga, que susto horrivel! Deve ter sido mesmo desesperante!
Felizmente acabou tudo bem. Espero que o teu piratinha tenha um óptimo aniversário, porque ele merece.
Bjcas.

sandraf disse...

kláudinha, de repente vieram-me as lágrimas aos olhos é dificil imaginar o que faria num momento como este.
Um beijinho muito grande e que haja muita alegria na festa do 2º aniv. do piratinha.

Karla disse...

Bolas amiga....até fiquei de lágrimas nos olhos a ler o que escreveste. Eu sei como isso é horrível mas imaginar o piriri nessa situação....nem quero imaginar!
Imagino o teu pânico e aflição até porque ainda na sexta tínhamos estado a falar das tuas preocupações.
Ainda bem que ele já está bem e vamos-lhe dar muitos muitos mimos daqui para a frente.

beijinhos grandes

Luciana De Camillis Chocolate em Pó disse...

Klaudinha que susto!!! Posso imaginar como você ficou,mas felizmente tudo está bem agora...
Espero que tenha uma festa linda, vcs merecem...
beijos
LU

Raspas de Laranja disse...

É realmente um susto, mas que nos deixa doidos na altura. Uma vez fui com o meu, tinha feito 1 ano, de urgencia para o Hospital. Ele mal respirava, no carro eu não sabia o que fazer, só pensava em como o caminho se tornara tão longo. Enfim... um sufoco. Espero que o Diogo esteja melhor, e que fiques mais calma. Beijinhos

Vera disse...

Ola Klaudiam

Nem imaginas o que chorei qo ler o teu post...

Nunca passei por algo semelhante mas ja tenho lido deixa-me sp com o coracao apertado...

Um beijinho grande para o teu pirata... e para ti tb... imagino o teu coracao de mae co;o deve estar...

Espero que a festinha corra bem... qd e?

Beijinhos

ameixa seca disse...

E eu a pensar que este silêncio todo era motivo de festa! Que aflição deve ter sido. Ainda bem que era só febre, fico mais aliviada. Há alguns anos vi o meu tio ter um ataque de epilepsia e foi muito estranho. Nada como o do Piriri porque o meu tio já consegue controlar os ataques, mas o filho quando o viu parado de olhar vazio e a cair lentamente para o lado esquerdo, pôs-lhe o braço por cima dos ombros e esperou que passasse.
Acho boa ideia essa do livro de honra! Vou pensar numas palavrinhas dirigidas ao meu pirata favorito!

Nuit disse...

Olá Cláu! Só consegui comentar agora o teu post. Fiquei bastante emocionada com o que contas, e pela forma como descreves a situação percebe-se que foi mesmo assustador... É engraçado que às vezes os desconhecidos são os nossos maiores amigos!

Mas olha, agora já passou! Toca a pensar na festinha! Aposto que vais ver o teu filhote muito feliz!

Beijinhos e moral em cima, ok?

Missy disse...

kláudinha, realmente que grande susto, mas felizmente acabou bem.
desejo ao teu piriri uma grande festa de aniversário.

bjka

Mónica Teodoro disse...

Olá Klaúdia, deve ter sido um susto enorme e fico muito feliz de já estar tudo bem. Continuação das melhoras e uma boa festinha do Piriri.
Beijinhos.

SusanaG disse...

Olá, querida, que aflição deve ter sido, nem imagino! Mas o que interessa é que ele está bem, beijinhos grandes, grandes.

Cláudia M. disse...

Cláudinha, fiquei arrepiada com a tua descrição. Imagino o susto, que situação desesperante, nessas alturas uma pessoa sente-se completamente impotente. Já apanhei alguns sustos, mas olha que esse deve ser mesmo para nunca mais te esqueceres.
Mando uma grande beijoca para o piratinha e para ti também.

Kláudinha disse...

carlota, obrigada, nós mães .... sentimos as mesmas coisas... vá dando noticias e obrigada por seguir o blog

babalu, felizmente :)

piteca, foi horrivel... ainda tenho tanto medo... vai ser uma festa em grande

sandra, obrigada pelo carinho bjinhos querida

karla, obrigada pelos miminhos prometidos ao nosso piriroska

luciana, felizmente tenho o meu lindo para abraçar e encher de beijos

zé, que horror não é? tadinhos dos nossos pekeninos... mas sim o que importa é que já passou bjinhos

vera, oh querida, não chores, já passou ele está bem, a festa é no dia de anos dele dia 24 no sábado, obrigada pelo teu carinho...

ameixinha, boa :) o livro de honra foi a pensar em ti :)

nuit, up up up prometido bjinhos queridinha

missy, obrigada vamos fazer por isso :)

Mónica, obrigada ele parece que não lhe aconteceu nada, estamos nós pior cada ves que vamos no carro ou pensamos q pode ter febre outra vez :P

susana, mts beijinhos, ele já está óptimo e feliz :)

claudia, foi terrivel, tenho mts pesadelos, ainda hoje acordei sobressaltada, ele chamou me e fui a correr deitar me ao pé dele outra vez...

Anónimo disse...

Kerida filha, o teu sofrimento e ansiedade duplicou o meu: por ti e pelo nosso tão amado netinho. São imagens que ficarão para sempre na memória e no coração, mas também temos de recordar que teve um final muito feliz, e que nunca mais se irá repetir.
As lágrimas do vôfenandoamigo e da vovókida foram secando, quando o nosso muito amado príncepezinho piriri, disse que o popó do avô é peto e pedia os n/ colinhos.
Agora há que tentar esquecer e brincar, brincar, brincar e fazê-lo sempre cada vez mais feliz.
Bjos enormes p/ vocês e p/ o nosso querido pirata aqui vai:

AMO VOCÊ, VOCÊ ME AMA
SOMOS UMA FAMÍLIA FELIZ
COM UM FORTE ABRAÇO
E UM BEIJO TE DIREI
MEU CARINHO É PRA VOOOOOCÉÉÉÉÉ.....

Emília disse...

klaudinha, que desespero...eu fiquei um pouco chocada, não sabia que febre pudesse ter essa consequência, já tinha visto meu irmão, quando era criança, delirar, acordava e ficava falando, por conta da febre, o que é horrivel também, mas o que o piratinha passou é um susto tremendo. Que bom que ele está bem, imagino seu desespero.
Beijinhos

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Kláu eu sei o que é isso filha!!!A minha filha quando tinha 14 meses teve uma convulção:( mas ficou internada 2 dias. Filha não fiques aprensiva os filhos dão-nos muitos sustos pela vida fora.Pensa só que ele está bem e isso é o mais importante.E os beijinhos que damos aos nossos filhos nunca são demais beija muito o teu piriri.Os meus já são adultos e adoram dar e receber beijos da mãe:)))Querida trata da festinha dele e tenta (eu sei que é muito dificil)esquecer esse episódio nada agradavel.Dá beijinhos carinhosos ao fofinho por mim e, para ti também beijinhos com carinho (filha não te importes com o desafio).

tuxa disse...

ate chorei ao ler o teu post minha linda...
beijos grandes para ti e para ele....
teem um premio em meu blog para voces....
como se assina o livro de honra?
eu quero...
beijos

Adoro cozinhar! disse...

tou sem palavras. Chorei imenso ao ler o teu post. Não pensei que isso pudesse acontecer com a febre mas serviu para me alertar porque se fosse comigo entrava em panico sem saber o que fazer. Tenho dois meninos, um com 6 e outro com 1ano. Beijinhos para ti e para o teu piratinha Diogo.
Suzel

Kláudinha disse...

mamã, é verdade.... mas nunca mais volta a ser o mm agora tenho receio que volte a repetir-se e possa ter consequências graves...

emilia, eu sabia e tinha tanto medo.... nunca pensei que 1 dia nao ia dar pela febre e ela ia subir em flecha assim...

isabel, obrigada a festa está em marcha e vai ser em grande, os beijos esses não páram, acho que lhe estou a dar tantos beijos que ele vai se enjoar lol

tuxa, obrigada pelo prémio qd puder prometo q posto ok? o livro de honra é so escreveres aqui uma mensagem para ele que eu imprimo e ponho lá oki? ~

Suzel, é horroroso e desesperante, mas temos que pensar que já passou, sempre tentei evitar isto e.... de agora em diante ando sempre com 1 termometro na mala... e ando sempre a ver se ele está quente.... nada impede que a febre suba em flecha.... mas.... bjinhos grandes para os meninos e para ti

Ligtav disse...

"fale com ele mãe... e não o deixe dormir...." não posso deixar de me recordar desta frase, igualmente dita por um bombeiro... há quase 10 anos... O meu filho tinha 4 anos quando numa tarde normalissima, dormindo a sesta no infantário, teve uma convulsão... também eu não sabia como era, também eu não sabia o que ia ver quando cheguei perto dele... também eu pensei tudo naqueles momentos... também eu pensei que o ia perder... Correu tudo felizmente, também o meu filho tinha 39,5º de febre. Também eu fiquei muito feliz nesse dia por ter sido "este" o problema.
Mas posso te dizer que a febre nunca mais me foi indiferente, não consigo sequer imaginar que ela me surpreenda de novo.
O meu filho tem hoje 13 anos e sempre foi muito, muito saudável. Quanto aquele dia, nunca o irei esquecer, essa é a maior certeza que tenho, mas tento acreditar que foi algo com todas as probabilidades de nunca mais se repetir.
Em todo o caso, permaneço e permanecerei vigilante.
Sempre que presinto alguma alteração nele, tipo uma constipação, uma dor de ouvidos, etc. o meu filho não dorme sózinho. Se a temperatura dele sobe um pouco, não evito o analgésico, não espero "pra ver o que dá". Prefiro assim...
Um beijinho para ti amiguinha e em especial para o piratinha.

Cristina Momentos Preciosos disse...

O susto passou e amanhã é o grande dia!
BJS GRANDES

Margarida disse...

Que susto!!! Eu já li alguns posts de mamãs sobre convulções e fiquei em alerta porque é uma coisa que pode acontecer a qualquer um.
Vi o post acima e fiquei tão contente com a festinha dele que não imaginava o que me esperava no post abaixo. Não tenho andado por cá..
Mas deixa-me dar-te os parabéns pela festa magnifica!! Se a minha princesa visse acho que não largava o computador. Ela simplesmente ADORA o Pocoyo!!
Estava tudo lindo lindo!
Parabéns a toda a familia.
beijinhoss

Kláudinha disse...

ligtav - "fale com ele mãe... e não o deixe dormir...." pois.... tb ouvi isto.... já ouvi outros relatos e todas contamos o mesmo... felizmente não é nada de mais grave... há meninos que fazem mts convulsões espero que o piratinha tb nunca mais faça... já tenho 1 termometro de ver na orelha e anda sempre comigo na mala bjinhos grandes para voces

cristina - ximmmm partyyyyy

margarida - obrigada querida amiga mts bjinhos tb... o diogo adorou os pocoyooooooo

risonha disse...

Kláudinha, não fazia ideia do que tinha acontecido ao teu piratinha e até chorei ao ler o teu post...
tudo porque no dia 21 de Dezembro eu apanhei um susto enorme com a minha filha (que tem 11 anos), do qual ainda não me refiz e nem me sinto preparada para falar....
os filhos dão-nos realmente grandes sustos pela vida fora.
por favor cuida bem do teu piratinha, ok?
beijocas

Elisabete disse...

Boa noite Claudia.
é a primeira vez que visito o teu blog, sou a kindin do petiscos.
Visitei o blog da missy e por acaso vi o teu e vim visitar.
Hj qdo colocás-te as fotos do aniversário vi que falas-te no susto mas nunca pensei que fosse uma coisa destaas.
As minha lágrimas estão simplesmente a escorrer pela minha cara, porque muito simplesmente algumas pessoas me chamam exagerada qdo digo que tenho pavor que a pipoca, tenha alguma.
Ela tem 3 anos, mas desde pequena que assim que a febre passa dos 38,5º eu entro em completo desespero.
Eu tive uma convulsão em pequena que me retirou 20% da visão e relaxou um dos músculos que nos mantém o olho direito (sou o que se chama estrábica). com óculos ou lentes vejo muito bem e o pequeno defeito nem se nota, ams a minha mãe contava muitas vezes o horror que viveu comigo.
Por esta razão, sempre que a minha princesa tem febre eu não descanso enquanto não lha baixo e tenho pavor desses picos de febre que aconteceu com o piratinha.
Ela dorme no quarto dela desde os 6 meses (temos um daquelas coisas que se ouve tudo mas...) eu vou vê-la umas 2 ou 3 vezes por noite ainda hoje.
Fiquei estarrecida ao ler a descrição do que passás-te e tremo só de imaginar.
Que bom que tudo ficou bem e que o piratinha está bem e de saúde.
Toda a felicidade do mundo pra vcs e para o piratinha.
Dspca o comentário tão longo.

tina disse...

Agora chorei ao ler este texto...como ma~e calculo o desespero num momento destes.Omundo deve parecer que vai parar , que tudo acaba ali...
Que outros sustos não venham piriri mas em situaçoes assim devemos apelar á calma e tentar perceber o que se está a passar de modo a ajudar quem está em sofrimento...sei por outras situaçãoes que não é facil mas é importante.
O pior é quando é a razao da nossa vida que está ali em braçoc...sei que sim.
Felicidades

Kláudinha disse...

risonha - foi? calma amiga mas está tudo bem agora??

kindim - querida.... os nossos amores... são tudo ... eu sei que me compreendes :)... mas como já "conversámos" tb não podemos viver com medos... temos que viver e felizes :) bjos p ti e a pipokinha

tina - obrigada pelos votos de felicidade e a preocupação... o nosso querido piratinha está bem graças a Deus... mts felicidades tb e vai aparecendo oki? bjinhos nova amiga

BomBokita disse...

Não pude deixar de chorar com o teu textooo não sabia que tinha acontecido isso amiga!! Deve ter sido mto horrivel e deves ter tido muito medo!!!! Ainda bem que o piratinha esta bem!! Fiquei assustada tb!!!!

Estou aqui amiga!!! semrpe!!! se precisares chama.............



A FESTA DELE FOI MAIS QUE MERECIDA!!!!!

Es uma super mae!

Kláudinha disse...

obrigada bombokita..... e obrigada por dizeres essas coiisas sp tão queridas.... nao me sinto super mae sabes?? nao me perdoo por nao ter visto q ele tinha febre e nao ter evitado o pior :(

BomBokita disse...

Amiga...tu não sabias!! Lidaste da melhor maneira acredita!!!

As mães são anjos que Deus envia pra cuidar de nós filhos!


BEIJO

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails