terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quiche de tofu, espinafres e chourição


Não somos vegetarianos, mas aos poucos a soja entrou na nossa casa, e com ela várias receitas tiveram de ser modificadas... aos poucos tudo mudou... devido a uma pequena mas tão chata alergia que não permite que o piratinha coma manteiga, natas, queijo, fiambre, papas, leite condensado, etc... muitas coisas têm alternativas graças a Deus...
a manteiga, o leite e as natas são de soja, mas são diferentes... as natas não dão para bater e não ficam espessas (ainda bem que existe a maizena) e o que adoro: o queijo.... é caríssimo.... então por enquanto não entra nos nossos petiscos... mas este aspecto gratinado e apetitoso é possivel :)
já tinha feito quiches mas desta vez experimentei o tofu... o aspecto é igual a queijo fresco... quase não tem sabor e é um verdadeiro camaleão... bem temperado sabe a tudo, os olhos também comem e pensam que é queijo... e ajudou imenso a dar consistência às natas e aos ovos como podem ver... fiz assim:
tirei a receita para a massa de um blog que adoro como já disse várias vezes, o mesa para 4, alterei a manteiga para azeite com leite de soja ( a mesma quantidade que ficaria de manteiga, mas uma colher de sopa de azeite e o resto de leite )

300 g de Farinha
130 g de Manteiga ou Margarina
70 g de Água
Sal a gosto

Tudo no robot de cozinha até ficar ligada a massa. Espalhar esta massa com os dedos ou com o rolo da massa, numa tarteira. (usei só as mãos... as minhas e as do piratinha... uma massa a quatro maõs :P)



assim que cheguei a casa abri a embalagem de tofu (coloquei metade), escorri bem (com papel de cozinha em cima e em baixo) e temperei com azeite, salsa, alho e vinho branco e deixei a marinar no frigorifico 45 minutos.

fiz um refogado com azeite e alho e umas sobras de chourição que tinha para lá (como não somos vegetarianos... porque não juntar tofu com carne?), juntei o tofu, marinada e os espinafres e deixei apurar até o líquido desaparecer.

cobri uma forma de fundo amovivel com papel vegetal e verti a misturaça lá para cima, à parte bati 2 ovos com 1 pacote de natas de soja e um pouquinho de água e deitei em cima da misturaça.

o resto já sabem forno com a quiche a 200º por + ou - 40 minutos, até ficar assim bem apetitosa...

no prato ficou fantástica, o piratinha está a ficar muito constipado e muito rabugento ontem ao jantar... não gostou nada da quiche :(

é inglório o esforço.... às vezes não compensa... mas coitadinho.... quando estou constipada também não quero comer... e nada me sabe bem.... será o meu almoço de hoje... e depois prometo contar como foi :)

para já gostei de trabalhar com o desconhecido e de aspecto ficou mesmo fantástica

12 comentários:

receitasdapiteca disse...

Sem dúvida ficou com um aspecto excelente! Também me dana um pouco haver tanta publicidade para nos incentivarem a fazer uma alimentação mais saudável, mas depois quando vamos a ver os preços quase que temos um ataque qualquer, é que nem pensar nisso é bom...ah ah ah! Acho que se os preços fossem mais acessiveis de certeza que haveria muito mais gente a seguir por esse caminho... enfim...
Bjcas.

Karla disse...

Boa linda!!!! Eu adoreiiii... Como sabes sigo a tua onda da soja e afins...assim nunca tentei, mas já fiz tofu mais vezes. Hei-de exprimentar assim...

E sim, o segredo é o tempero...

beijocas

mesa para 4 disse...

Obrigada pelo o elogio , estragas-me com mimos...adorei a tua quiche, uma excelente alternativa não fora os preços...mas qd é mesmo necessário não há volta a dar...beijinho

Raspas de Laranja disse...

Se é vegetariana ou não, o que interessa é que ficou com optimo aspecto. Bjs

Nuit disse...

Vês como gostaste? =D

Beijinhos

ameixa seca disse...

Se há coisa que eu não perco quando estou constipada é a fome :)
O tofu não sabe mesmo a nada, só com temepros é que a coisa fica bem comestível ;)

Emília disse...

Ficou linda, uma maneira gostosa de usar o tofu! Adorei!
Beijinhos

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!

Realmente o tofu é muito versátil e bem temperado fica óptimo! :)
Essas alergias a certos alimentos são super chatas, mas é possível contornar perfeitamente a situação, criando pratos originais!

A quiche ficou com um aspecto delicioso, roubava agora mesmo uma fatia!

Deve ter sido emocionante estender essa massa a 4 mãos...:)

Mamã Catarina disse...

Bom, eu não sou apreciadora de quiches nem tartes salgadas, mas tenho de admitir que ficou com óptimo aspecto :)

Quanto ao Tofu estou cada vez mais tentada a experimentar, pois tenho ouvido dizer que é muito versátil :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

ameixa seca disse...

Minha querida deixei um desafio para ti lá no blog. Quando puderes e se quiseres passa lá :)

Gina disse...

Estou voltando de viagem e aos poucos vou retomar a leitura dos blogs. Quanta coisa boa por aqui. Estou com tofu na geladeira e já me atraiu essa receita. Os scones também ficaram ótimos.
Bjs.

Kláudinha disse...

piteca, é verdade.... bem cara esta alimentação alternativa :(

karla, bjokas :)

mesa para 4, miminhos miminhos :)

zé, obrigada, os vegetarianos nao devem achar piada à mistura com o chourição :P

nuit, sim querida, adorei!!!

ameixinha, quem me dera que fosse assim o piratinha... perdeu peso e tudo tadinho...

emilia, obrigada bjinhos

leonor, foi a melhor parte :)

catarina, foi a minha primeira vez :) experimenta mas tempera bem :)

gina, que bom estás e volta bjinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails