segunda-feira, 23 de março de 2009

Cheesecake o verdadeiro


A primeira vez que comi cheese cake foi no algarve, bolo de queijo era como se chamava, lembro-me do sabor exótico da textura delicada e da côr amarela.... eu tinha apenas uns 15 anos e nunca mais me saíu da memória, tanto que todos os anos quando voltavam as férias no algarve, lá voltava à Oura doce e pedia uma fatia...

Passados akguns anos começou a ser moda em muitos restaurantes, e o que me enerva constatar que me dão sempre a antiga tarte de natas, com base de bolacha com manteiga e por cima um doce de framboesa...

O que faz deste bolo algo especial não é a base e a cobertura, mas sim o recheio...

Passados uns anos numa passagem de ano um amigo que trabalhava no restaurante de Lisboa, leva para nós um cheese cake....

O papá pirata, ainda pirata, prova pela primeira vez, eu provo e sou levada de novo aos meus 15 anos no algarve, para ele é o melhor de sempre, para mim é quase como aquele.....

Na passagem de ano seguinte somos brindados com a receita e finalmente podemos repeti-lo vezes sem conta...

O Piratinha nasceu com a alergia ao leite, e temos por hábito não comer nada que ele não possa, enquanto foi mais pequeno era mais fácil, mas agora a sua curiosidade não deixa fazermos bolos que ele não possa comer... O cheese cake esteve em stand by este tempo todo e finalmente inspirada pela nova amiga Luciana, aprendi a fazer este queijo cremoso a partir de iogurtes de soja, é muito fácil, é só deixar a escorrer num filtro de café de tecido iogurtes naturais dentro do frigorifico durante umas 48 horas, pode temperar-se depois com ervas e sal, mas deixei assim simples para usar em doces. Portanto como imaginam... este cheese cake foi mais uma vez para o meu piratinha, dou vos a receita original, substituí a manteiga, as natas e o queijo por substitutos em soja:
Massa areada de bolachas


  • 1+1/2 pacote de bolacha maria d'ouro
  • 125gr manteiga sem sal
  • 30 gr açucar

(Reduz-se a bolacha a farinha, mistura-se com a manteiga e o açucar a temperatura ambiente)

Recheio

  • 2+1/2 caixas de queijo creme (200gr cada) tipo philadelphia
  • 125 gr de açucar
  • 4 ovos
  • 375 gr de natas
  • molho de framboesas

Bate-se o queijo com o açucar, vão se juntando os ovos um a um e por fim as natas. Forra-se a tarteira (fundo amovivel) com a massa, calcando bem com a mão direita, enquanto se roda a forma com a mão esquerda. deita-se o creme e leva-se ao forno aquecido a 180º, durante aproximadamente 2 horas, colocando-se um recipiente, com água, no tabuleiro inferior.

Para verificar se o bolo está cozido, espeta-se um palito que deve apresentar-se enxuto. tira-se do forno, deixa-se arrefecer, coloca-se no prato em que vai ser servido e retira-se o aro. Cobre-se a superficie com molho de framboesas.
espero que gostem tanto como nós... vai uma fatia?



15 comentários:

SusanaG disse...

Para mim vai uma fatia sff! Que coisa mais boa que este cheesecake deve ser!

Raspas de Laranja disse...

Obrigada por partilhares a receita original, que deve ser muito boa. É muito complicado quando os miúdos são alergicos a alguma coisa. Eu conheço uma menina que é alergica ao gluten, e até para fazer a 1ª comunhão, tiverem de vir hostias especiais. Depois vamo-nos habituando, e fica mais fácil. Gostei e vou fazer o teu cheesecake. Bjs

Helena disse...

Eu simplesmente adoro o cheesecake, mas o original, nada como estas tartes de nata com doce por cima. Esta sim parece-me a receita com que eu me babo toda cada vez que vou a Londres. Obrigada por partilhares esta maravilha.

Bjocas

Luciana De Camillis disse...

Eu também quero uma!!!!!
Nossa que lindo que ficou, já vou tentar fazer.....adoro esse doce!!
Fiquei feliz em saber que você gostou do queijo...e que aproveita bastante a receita!!!
beijos
Lu

Luciana De Camillis disse...

posso tirar uma duvida??
E as bolachas, o que entendi é que a massa de queijo é o cheesecake, ou nao entendi...
beijos
Lu

mesa para 4 disse...

Bem eu já fiz tanto cheesecake, que acabei por parar de fazer, os meus são praticamente todos de origem americana, vão na maioria dos casos ao forno...ficou óptimo o teu...essa fatia pode ser para mim...

Luciana De Camillis disse...

Mas será que psso usar uma outra massa, sem ser essa de bolacha!!!
beijos
Lu

Nuit disse...

Muito bem! Adorei ;)

Beijinhos

ameixa seca disse...

Venha uma fatia, eu nunca fiz cheese cake em casa mas já comi alguns e gosto :)

Martuxa disse...

Não sei se ficava contente com uma só fatia! heheh
Apesar de ser uma sobremesa de que gosto bastante, raramente peço nos restaurantes, porque são sempre "imitações" muito pobres. Prefiro fazer em casa.
Parece que voltou tudo à normalidade no barco dos piratas. Fico contente :)
Beijinhos para os piratinhas.

Kláudinha disse...

queridas amigas, não têm nada que agradecer a receitinha, já sabem que os tesouros piratas são para partilhar pelos 5 oceanos :P

ainda não estou bem :S vou hoje a uma consulta para marcar os pormenores da operação... torçam pela mamã pirata oki?

beijinhos a todas

Adoro cozinhar! disse...

Oi, já algum tempo que náo visitava o teu blog e hoje resolvi visitá-lo e só me emociono com as tuas palavras (dos posts anteriores)pois sou uma chorona. Sei o que passas pois estou com amigdalite tb, febre, dores cabeça, garganta, mas espero não chegar a esse ponto se bem que se estão a tornar frequentes. Quanto ao cheesecake vou fazer de certeza pois nunca provei. Que tudo corra bem contigo. Bjs. Suzel

Anónimo disse...

Desculpe mas não entendi...
A forma é toda forrada, fundo e lados ou apenas no fundo?
Pode esclarecer-me por favor.
Obrigada e que tudo corra bem na operação.

Kláudinha disse...

olá, eu fiz "batota" usei uma massa quebrada que tinha em casa... estava a acabar o prazo... mas a forma original é com bolachas só o fundo da forma
a operaçao é amanha espero q sim corra tudo bem :) espero ter esclarecido

Anónimo disse...

Adorei a receita mas encontrei um cheese cake que é maravilhoso , tão bom como o famoso Cheese Cake Factory olhem www.acasadocheesecake.com.br. Um grande abraço Luci

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails