quinta-feira, 23 de abril de 2009

pão-broa de chouriço

Olá, tenho andado atarefadíssima com o trabalhito e as tais surpresas....
Mas tenho que recomeçar a contar o que se passou e passa a cada dia...
Vamos começar aqui há umas semanas....
O medo que eu tinha de ser operada.... nem sequer me lembrei que ia estar 2 semanas sem comer o meu petisco preferido: o pão :)
Como já sabem o Piratinha não pode comer nada que leve leite... e acabo por lhe dar nas pastelarias algo que ele adora... para não lhe dar bolos ou croissants ou pães de leite:
o magnifico pão com chouriço.... quando eu começei a ficar doente e sempre com febres e amigdalites constantes... os nossos lanchinhos fora de casa começaram a diminuir... fiquei muitas vezes sózinha para os meus homens irem passear mas aproveitavam para jogar à bola no jardim e vinham lanchar com a mamã pirata...
Fui operada e o piratinha começou a pedir pão com chouriço...
Por muito que me custasse sentir aquele cheirinho a sair do forno... o meu Piriri merece tudo por isso fui logo buscar uma receitinha...

não sei de onde a retirei... tenho centenas delas... foi por aí.... leva também farinha de milho por isso lhe chamei de pão-broa
  • 390ml de água
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá (rasa) de levedura seca de padeiro(aproximadamente 3g)
  • 600g de Farinha de Trigo Espiga Tipo 65
  • 100g de Farinha de Milho Espiga
  • 1 e 1/2 colheres de chá de sal (aproximadamente 8g)
    100g de chouriço picado (a adicionar na 2ª vez que amassa, cerca de 10 minutos após início do programa).

Coloquei todos os ingredientes, na forma da máquina de pão. Primeiro os líquidos, depois secos.
Seleccionei o programa massa. Quando terminou deitei a massa num tabuleiro polvilhado com farinha, formei uma bola, polvilhei novamente de farinha e deixei a levedar por 1 hora dentro do forno desligado e tapado com um pano de cozinha (bem aconchegadinho).

Passado esse tempo a massa tinha crescido imenso... liguei o forno e foi só esperar sentir aquele cheirinho bom invadir toda a casa...

ficou lindissimo e é sem dúvida o pão mais gigante e com aspecto de pão real que já alguma vez fiz :)

tive a chance de o provar numas migas...
mas isso...
será outra história...

7 comentários:

Raspas de Laranja disse...

Ficou lindo o teu pão com chouriço. O que as mães não fazem pelo filhotes, não é? :)

Nuit disse...

O teu pão ficou espetacular! Beijinhos!

mesa para 4 disse...

Olha ficou com óptimo aspecto...já vi que estás melhor :-)

receitasdapiteca disse...

Ficou muito bonito o teu pãozinho!
Ainda bem que já estás melhorzinha!
Bjcas.

ameixa seca disse...

Belo pão :) Adoro pão com chouriço!!!

Karla disse...

Ora que grande amiga que eu tenho....Nem me convidaste :( o meu Mimi é que não tem o meu n.º se não o meu lindão ligava-me....

Um pão tão apetitoso e nem o provei :P

beijinhos

Mónica Teodoro disse...

Que maravilha que ficou o teu pão.
Espero que já tenhas recuperado na totalidade.Beijinhos e bom fim de semana.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails