segunda-feira, 27 de abril de 2009

pescada à braz


O Piriri tinha apenas 4 meses e começámos a dar lhe a papa... dei lhe uma colher... vou com a colher à tigela, volto a dar lhe outra colherada e vejo umas manchas vermelhas junto aos lábios... volto a ir com a colher à papa, e quando vou a dar a terceira vejo borbulhas junto à boca (onde ficou sujo de papa)... páro imediatamente e fico a olhar.. em segundos as borbulhas crescem e fazem babas...
levanto-me a correr lavo-lhe a boca e tento convencê-lo a beber água... é uma alergia sei do fundo do coração com uma convicção instintiva...
Graças a Deus aos poucos foram passando e meia hora depois não tinha nada. Mudei de papa e no dia seguinte encostei a papa na bochecha dele... novamente a mancha encarnada em segundos... tenho aquela certeza cá dentro que é da papa... algo na papa...
Quando vamos ao pediatra ele diz que vamos ter de tirar sangue ao Diogo e ver o que se passa... começo a chorar e ele ralha comigo: " então mãe? não tem alergias?? não tem asma?? estava à espera de quê?? já sabia ...não já??"
sim eu já sabia.. mas a culpa é desgraçada, porque o meu bebé não tem culpa de nada...
e o pediatra responde: " mãe! não vive bem?... há coisas bem piores ... acredite...."
é verdade também!!! limpei as lágrimas e pensei... que do mal o menos.. por muito chato que seja... só dependerá de disciplina ... e claro.. anti-histaminicos...
o pediatra continua: "temos é q saber o que se passa! vamos ver o que é.. e evitamos isso... as crianças mudam muito.. o mais provável é vir a ser como a mãe... mas cada coisa a seu tempo... logo se vê... agora temos que lhe tirar sangue... vai aqui e eles são espectaculares... vai ver!"
Fomos ao laboratório Joaquim Chaves e de facto foram impecáveis... à primeira encontraram a veia do meu piratinha... ele chorou claro... mas chorou mais por estar agarrado para não se mexer... temos 1 diploma de bravura e coragem aos 4 meses...
A minha irmã foi buscar os resultados e leu-mos pelo telefone: amendoim, soja, trigo, bacalhau, leite: positivo.... lactoglobulina: positivo.... lactoqualquer coisa: positivo... + uma lacto qq coisa: positivo... o rasto dos inalantes (pó, ácaros, polens, pelos de gato e cão) deu negativo.
Pronto! tanta coisa?????
O pediatra explica então: foi feito um rastreio geral... aos alimentares e aos inalantes... a alergia do piriri é alimentar... nao ker dizer que não se transforme ou desapareça... mas isso logo se vê...
o leite é de certeza porque como havia suspeita disso fez se o rastreio especifico... tudo o resto que acusou pode ou não ser, pois o rastreio geral incluia o leite e por isso sózinho pode ter dado positivo, mas também pode ser alérgico a algum ou alguns dos outros...
Então como faço?
ele respondeu: mãe... com calma... tente evitar o que acusou, e os alimentos que potencialmente são mais alérgicos, que mais pessoas fazem alergias... não se esqueça que a alergia é cumulativa também... uma colher de leite até pode parecer que não faz mal num dia, mas junta com outra e depois outra.... (é como um copo que vai enchendo e a certa altura transborda)
a alergia pode aparecer de 3 maneiras: a cutânes (como ele fez), do aparelho digestivo (vomitos e diarreias) ou a asma...
tente evitar o que sabe e vá experimentando o resto, com cuidado.
Desde esse dia tentamos evitar os potenciais perigos, sabendo que os acidentes podem acontecer mais fácilmente do que possam pensar... por isso queremos ter o copo o mais vazio possivel, e se encher por acidente talvez não transborde... o meu medo máximo é a asma e felizmente nunca a vimos no nosso bebé querido...
Daqueles malfadados ingredientes da mistura positiva, ainda não experimentámos nem o amendoim nem o bacalhau... e como penso que podemos viver tão bem sem experimentar.... tenho feito esta aldrabice que resulta sempre muito bem e o Piriri adora:
Pescada à Braz
faço igualzinho ao bacalhau mas uso pescada... fica óptima e tem o que ele adora mais que tudo: batatas fritas :D
já falei com o meu alergologista e com o pediatra... as crianças, a imunidade das crianças é uma incógnita até aos 5 anos de idade... por isso até lá vamos nos aguentando... não vale a pena estar sempre a picar o piriri e ver se continua alergico ou não... o ultimo acidente que aconteceu incluia soro de leite em pó e ele fez borbulhinhas no corpo e ficou cheio de dores tadinho por isso ainda continua... qd um dia for preciso repetir as analises aproveitamos e voltamos a fazer os teste... até aos 5 anos quando vamos pegar isto de vez :p
este verão assusta-me pela idade dele.. é ainda muito pequeno mas sabem?? no outro dia ele fazia um bolo imaginário e eu perguntei:
bolo? é de quê amor?
ele respondeu :
papa mamã... é de chocolate... o diogo não pode comer que faz dói dói na baíga (barriga)
secalhar não é tão pequeno como penso.... mas a mim faz me 1 dói dói gigante... no coração :(

11 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

Quem dera que essas coisas, passasem automáticamente para nós, era tudo muito mais fácil,não era?
pensa positivo, geralmente as alergias passam com a mudança de idade.
beijinhos e as melhoras

Martuxa disse...

Era tão bom que todas as coisas más passassem para nós e deixassem os nossos rebentos em paz! Força, quem sabe as alergias não passam mesmo espontaneamente com a idade...acontece a tantos. Tens de ter pensamento positivo. O mais importante é o piratinha ter uma mamã que faz tantas coisas boas para ele, com amor e carinho :)

Beijinhos

Gina disse...

O que ocorre com um filho, dói na mãe, mas pense positivo. O que fazer para contornar esse tipo de alimentação? Essa é a saída. Quanto ao carinho, atenção e amor, isso não lhe falta.
Beijinhos.

Menina Rabina disse...

"À Brás" podes fazer o que quiseres... eu às vezes faço com frango assado (quando sobra)... mas podes até fazer só com legumes... podes fazer com tudo o que gostas!!!
Beijinhos

Kláudinha disse...

abóbora - é verdade... eu adorava isso.... esperemos que passe

martuxa - nós sabemos como é... e sim aprendi a desenvolver a improvisação e a cozinhar melhor :P

gina - obrigada querida :)

menina rabina - eu sei amiga... mas foi uma forma tb de mostrar como tenho que alterar coisas que parecem tão simples... e do dia a dia... o diogo tb adora carne à braz :p

mesa para 4 disse...

Pois...nem sei que te diga, que há coisas piores é bem verdade...mas...custa um bocadinho, são tão pequeninos...essa pescadinha tá com um aspecto deliciosa e quem precisa de leite, amendoim e bacalhau, quem...

ameixa seca disse...

Ser alérgico não deve ser nada fácil. Felizmente não sou a nada, o meu irmão é só ao pólen e é um transtorno!
Pescada é bom, mas espero que ele não seja alérgico ao bacalhau. É tãooooo bom :)

receitasdapiteca disse...

Querida eu não sou mãe, mas imagino que doa muito vermos os nossos filhotes a sofrer! Acho que fazes bem em não arriscar muito, também não acho que seja necessário! :)
E o peixinho à Bráz também fica uma delícia, pois eu também só faço esse pratinho com peixe porque o bacalhau também não me cai nada bem!
Bjcas.

Karla disse...

Olá...já vim ler....

o nosso mimi é tão canininho e vive com tantas restricções...o que vale é que ele é dos miúdos mais inteligentes que já conheci e percebe tudinho! E com os "bolos especiais" para o piriri tudo se resolve.
Eu era alérgica a laranjas, morangos, chocolate, carne de porco e mais umas coisas que não me lembro...depois passou...mas ainda hoje se passo algum tempo sem comer estas coisas, quando volto a comê-las fico cheia de borbulhas...
E com o piriri vai ser o mesmo...daqui a uns anos vais andar a ralhar com ele para não comer tanto chocolate :P

beijinhos

SusanaG disse...

Klaudinha, as alergias são realmente uma chatice. Esse peixe à braz parece-me uma ideia excelente, tenho de experimentar.
Beijinhos para vocês.

Raquelita disse...

olá
o meu bebé tem 21 meses e tb faz alergia ao leite e ao ovo.
É um dos poucos falsos positivos. Nas análises ao sangue e testes prick não dá alergia. E faz reacção retardada.
É um stress sair de casa para comer fora, aprende-se a viver mas ... custa.
Tem problemas de crescimento, é pequenino, para a idade.
Já não tolera a soja, fica cheio de diarreias.
Fiquei a chorar quando li o seu post porque revi-me no pavor, na angústia.
O seu filho tem muito sorte por ter uma mãe assim...
beijinho grande
raquel
deliciascasa.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails