sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Memórias das Férias - Parte 1

Chegámos às férias na sexta-feira de noite... lembro-me quando era pequena das viagens para o Algarve, sempre à espera de ver as chaminés que anunciavam a chegada ao nosso destino... por isso de manhã quando acordo e olho para elas sinto-me sempre de férias...
Tinhamos preparado uma grande surpresa ao nosso Piratinha, este ano o concerto que apresenta o canal preferido do Piriri esteve em vários sítios... deixámos passar o de Oeiras, pensando que ele ainda era pequeno para gostar de um festival assim, mas o canal a passar imagens a toda a hora, um amiguinho do colégio que tinha ido e adorado, e a notícia de que iria estar mesmo a dois passos de nós no primeiro domingo de férias... fizeram-nos mudar de ideias em menos de um segundo!
Decidimos não lhe dizer nada e a juntar a toda a excitação que já tinha das férias, ainda juntámos a promessa de uma surpresa espectacular...
O piratinha estava mesmo longe de adivinhar , mas lá ia tentando e então na tarde de Domingo um Piriri ensonado acorda mais cedo da sua sestinha da tarde... come apressado e curioso e vai tentando adivinhar o que o espera... até chegarmos ao local da festa...
É incrivel a quantidade de gente, alinhada e ordeira porque todos levamos pela mão uma ou duas crianças... o ambiente é de festa e excitação as crianças saltam e riem, falam e brincam umas com as outras e o Piratinha de mão dada numa fila pergunta mais uma vez: "onde vamos?"
Estou mortinha por lhe contar e digo: "é surpresa..." a sorrir... ele começa a reparar nas crianças, algumas levam peluches do panda, outras camisolas e bonés, começa a olhar à sua volta e à medida que a fila avança ele repara nalguns posters e escaparates...
"É O FESTIVAL PANDA MÃE!!!!! VAMOS AO FESTIVAL PANDA??"
ele ri e salta e grita entusiasmado e diz a todos os que o rodeiam para onde vai... a cara dele está radiante e eu claro, com uma lágrima que teima em aparecer nestas alturas, não consigo sequer falar, nem quero acreditar que ele tão pequeno possa já ter esta reacção, fico tão feliz de o ver feliz... que o abraço com força e o beijo vezes sem conta...
entramos no recinto do festival, e ao fundo vimos um palco, ele sabe perfeitamente onde o seu amigo vai aparecer, corre para lá a gritar e pular e senta-se bem na frente muito sossegado, pede-me os óculos escuros porque está muito sol, e diz-me que vai esperar ali porque ai chegar o Panda...
claro que nos desmanchamos a rir com toda a cena, ao som das músicas que ele tão bem conhece, ele e outras crianças lá vão cantando as suas partes favoritas... no microfone anunciam um mini concerto no palco B...
lá vamos nós, e todos e .... é girissimo... as crianças cantam e dançam e batem palmas e pulam... F
inalmente voltamos ao Palco A... aos pais é pedido que se mantenham sentados na relva e todas as crianças estão em pé... com os olhos tão brilhantes e as cabeças bem levantadas à procura... olho à minha volta e estamos no meio da multidão... uma multidão de pais sentados e descontraídos de férias e muitas... mas mesmo muitas crianças numa euforia que se sente... da multidão do lado direito surge uma gritaria geral.... quem será que eles já estão a ver???
No palco surgem os apresentadores, dão as boas vindas falam directamente às crianças pedindo palmas e animação e perguntam finalmente de quem elas estão à espera... a loucura começa a instalar-se e olhamos incrédulos para o piratinha... lembro-me do meu primeiro concerto, era adolescente e também gritei pela minha banda preferida... o piratinha e todos os outros gritam ritmados: "PANDA PANDA PANDA" (onde é que eles aprendem estas coisas de crescidos?)
Seguiram-se quase duas horas assim.... não vos consigo descrever mas... as crianças saltam e dançam e riem e abraçam-se aos pais... o meu piratinha delirou cada momento e com alguns dos personagens a loucura ainda foi maior... às vezes ficava sossegado a observar.. parece absorver tudo e nem se mexe nem diz nada... estou derretida a olhar para ele...
este é o Crocas:

um dos pontos altos foi sem dúvida a vila moleza...

o preferido do Diogo: o Sportacus


na ultima música pedem aos pais que se levantem e cantem também.... posso vos dizer que nos levantámos todos ansiosos por pular e gritar... todos com eles às cavalitas e ao colo a cantar e dançar... foi tãooooooo giroooooooooo
no fim do concerto: "filhote.... o panda já foi embora..."

Ainda hoje quando o piratinha de repente se lembra e começa a cantar o hino do festival, sempre que chega a uma parte: "estou tão contente...", me faz lembrar este momento... e lembro-me sempre da frase que encerrou o festival: "sejam felizes!!! sejam sempre felizes como foram aqui hoje!!!" e fico sempre a sorrir...


por tudo isto e muito mais... podemos realmente gritar bem alto que:

"O PANDA É FIXE!!!!"

1 comentário:

Cláudia M. disse...

Uau, estava aqui a ler tão entretida que quase me imaginei lá..... isso é que foi diversão a 100%!!!

bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails