segunda-feira, 14 de abril de 2014

Conforto: frango e arroz branco

Há dias assim... preguiçosos onde nos arrastamos pela casa fazendo o que temos para fazer. Uma casa de quatro piratas, tem muita roupa para lavar, meter na máquina, tirar da máquina, estender, apanhar, loiça para lavar, meter na máquina, secar, arrumar, receitas novas para fazer e mais loiça para a máquina, as camas para fazer pela manhã, as mantinhas para dobrar nos sofás, os brinquedos que se brincam e se espalham por toda a casa, voltados a arrumar e desarrumar umas cem mil vezes.
 
E quanto mais nos apetece descansar, mais encontramos para fazer, um bibe que está descosido e finalmente tem atenção, os papéis e faturas que finalmente são postos em ordem, a despensa que já estava a ficar desarrumada, os casacos mais quentes que são passados mais para trás, as botas de cano alto que coloquei de novo nas caixas (secalhar não o devia ter feito mas estou farta deste inverno que não vai embora).
 
Quando dou por mim são horas de almoço, tenho tempo para um banho rápido, volto a vestir um pijama novinho e digo para mim: que depois de almoço não me apetece fazer mesmo nada (mas isto foi o que eu disse assim que acordei e não parei até agora...).
 
Dou graças a deus por na véspera termos tido um jantar de amigos, um jantar dos que gosto mais, sem estar planeado, sem preparação nenhuma, sem razão nenhuma, que não seja a de que gostamos muito de estar com eles, e assim que bateu aquela saudade de conversar, pegámos no telefone e convidámos, por acaso nenhum deles tinha planos e em menos de 20 minutos estávamos juntos lá em casa.
 
Foi assim muito rapidamente que fiz o jantar, no meio da galhofa e de uma cozinha cheia de amigos preparei um jantar de maneira a ficar também livre da cozinha e poder usufruir da conversa e galhofa. Para isso dois aliados importantes: o forno e a Bimby


Conforto: frango e arroz branco
  
  • 2 frangos cortado em pedacinhos
  • 1 cerveja preta
  • 1 pacote de natas de soja
  • 300 gr de arroz bom sucesso (usei aromático)
  • sal, pimenta, alho em pó, açafrão
  • azeite
  1. Num pirex coloque o frango em pedacinhos
  2. Tempere o frango a gosto com várias especiarias
  3. Regue o frango com a cerveja preta
  4. deite por cima as natas de soja
  5. leve ao forno a 200º por 50 minutos (a meio vire o frango) 
  6. Aproximadamente 25 minutos depois comece a fazer o arroz na bimby (ou no tacho)
  7. Volte para o pé dos seus convidados e desfrute da festa enquanto o forno e a bimby trabalham por si, como a conversa está boa, em menos de nada lá se ouve o forno e a bimby a apitar, e depois é só trazer o jantar e desfrutar de um jantar animado e comida bem confortável.
E no almoço seguinte, aproveitámos o que não comemos ao jantar, utilizando outro aliado importante: o micro-ondas...
 
A comida confortável para mim é aquela que nos aquece o coração e a alma, comida feita de emoções e experiências marcadas por sentimentos fortes e bons. Muitas vezes podem pensar que não é importante, ou não é suficiente sofisticada, ou não é muito trabalhada, a verdade é que um simples arroz, é muito mais que isso, é tradição, é amizade é o conforto que fica marcado na nossa memória e é assim que quero que os meus filhos cresçam, com as memórias dos almoços preguiçosos e confortáveis de domingo, juntos à mesa a rir e a conversar.
 
Obrigada Arroz Bom Sucesso, por nos ajudares a elaborar boas recordações.
 
 


1 comentário:

Sabores Autenticos disse...

Que refeição deliciosa!
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails