quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

iogurtes


Que iogurtes comer? heis a questão, não sei se já se aperceberam, mas há iogurtes à venda nas grandes superfícies que têm mais açucar que um pastel de nata, estes açucares assim camuflados, são muito enganadores, e além dos açucares, muitas outras substâncias conservantes, aromatizantes, corantes e espessantes....

Por isso já há muito tempo que optei por fazer os meus iogurtes, se não tenho disponibilidade ou a bimby está ocupada com outra coisa (acontece imensas vezes) opto pelos iogurtes gregos sem adição de açúcar.

Podem estar a pensar, mas os gregos são mais gordos e fazem mais mal... estão a pensar errado... há gordura e gordura... e comer um iogurte grego até faz bastante bem, o nosso corpo precisa de gordura boa, e numa dieta pobre em hidratos de carbono, até se pode abusar um bocadinho mais da gordura (por exemplo azeite, frutos secos, abacate, coco).

Se olharem o rotulo podem ver que tem muito pouco açúcar, e é com esse iogurte como base que costumo fazer os iogurtes da receita base da bimby com ligeiras adaptações

  • 1000 g leite magro
  • 1 iogurte grego natural sem adição de açúcar
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  1. Coloque no copo o leite, o iogurte e o leite em pó e programe 4 min/50°C/vel 3.
  2. Terminado o tempo, coloque o iogurte em copinhos de vidro e feche as tampas
  3. Abafe os copos dentro de um saco daqueles dos congelados dos supermercados, e envolva com uma manta polar, coloque o "embrulho" dentro do forno frio e desligado, feche a porta e deixe-os ficar a descansar até de manhã
  4. De manhã coloque os iogurtes no frigorifico para ficarem bem sólidos.
Depois podem juntar fruta, frutos secos, coco, granola, são um ótimo lanche e super económico.

Obrigada amiga bimby por me ajudares a poupar dinheirinho e açucares e porcarias desnecessárias.

ps: a moda das fotos com filtros... esta ficou esverdeada... mas garanto que os iogurtes ficaram em condições

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