quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

pão/bolo paleo

 
Adoro comer pãozinho, se bem que só o como de manhã, mas adoro, nada como um bom pão com queijo e um chá quentinho, e porque não fugir do pão tradicional cheio de farinha de trigo? E porque não render-me à farinha de coco e amêndoa e deliciar-me da mesma maneira ou ainda melhor?
 
Sendo assim comecei uma longa pesquisa por vários blogs, o pinterest está uma verdadeira perdição com tantas fotos deliciosas de petiscos paleo, juntei várias receitas, encontrei o que tinham em comum e assim idealizei uma receita base que podem mudar à vossa medida e podem fazer vários sabores diferentes
 
Receita Base pão/bolo paleo
 

Sólidos
  • 2 chávenas farinha (farelo, linhaça, farinha coco, amêndoa, alfarroba, mandioca)
  • 1 c chá Bicarbonato de sódio
  • 1 c chá Sal

Liquidos
  • 6 gemas
  • 1 chávena água (ou leite de coco, ou iogurte, ou banana, batata doce, curgete, maça, pêra)
  • 1/2 chávena gordura (oleo de coco, azeite, manteiga….)
  • 1c sopa Mel

6 claras em castelo

  1.  Juntar os sólidos e pulverizar a pó, reservar.
  2. Juntar os liquidos e misturar bem
  3. Juntar sólidos e líquidos e reservar
  4. bater claras em castelo envolver no preparado
  5. Colocar numa forma forrada a papel vegetal
  6. Cozer a 180º durante cerca de 30 minutos.


Este pão da foto fiz apenas com batata doce, deixo os ingredientes abaixo listados, para a próxima vou juntar também canela na massa, eu e o meu Diogo somos fãs. 
 
E hoje ao pequeno almoço todos nos deliciámos com esta pequena maravilha, talvez seja uma ótima maneira de reduzir as farinhas aí por casa, fiz ainda outra coisa muito prática, juntei coco ralado, com amêndoa na bimby e pulverizei, fiquei assim com a minha farinha "paleo" que guardei num frasco de vidro, sempre que preciso a mistura já está pronta. Experimentem várias combinações vão ver que não custa nada comer melhor.
 
 
pão /bolo de batata doce (ingredientes)
 
  • 2 chávenas farinha (coco, amêndoa)
  • 1 c chá Bicarbonato de sódio
  • 1 c chá Sal
  • 6 ovos
  • 1 chávena de batata doce cozida
  • 1/2 chávena de azeite
  • 1c sopa Mel
 


2 comentários:

rosa_chiclet disse...

parece-me muito bem..

tenho de experimentar :)

kisses***

Kláudinha disse...

experimenta :) dp conta kisses <3

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails